Pereira Braga Advogados

Como conseguir BPC para criança autista? Solicitação e etapas do processo.

Muitas mães e pais se perguntam se seus filhos que se enquadram no Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem direito a algum benefício e a resposta nesse caso é sim!

O BPC, Benefício de Prestação Continuada, é um direto da criança com autismo que garante o auxílio de um salário mínimo mensal às pessoas com TEA desde que a renda familiar não ultrapasse ¼ do salário mínimo por pessoa. 

Resumidamente, para conseguir o BPC para criança com autismo, os responsáveis legais devem reunir os documentos necessários, solicitar o auxílio para o INSS e passar pela entrevista social e perícia médica. 

Como solicitar o BPC para pessoas com autismo:

Há três maneiras de solicitar o BPC para pessoas com autismo: por telefone, pela Central 135, online, pelo app Meu INSS e por via legal, com a representação de um advogado. 

Por via telefônica, basta digitar 135 no celular ou telefone fixo, de segunda a sábado, das 7h às 22h.  

Para o pedido online, no app do Meu INSS, você deve clicar no menu “Novo Pedido”, digitar “benefício assistencial”, clicar em BPS e seguir as instruções seguintes. No site do GOV há um passo a passo desse processo. 

Por representação legal, mediante uma procuração, o advogado fará o pedido e o acompanhamento do processo, guiando cada etapa. 

BPC autismo documentos obrigatórios:

  • CPF do representante legal; 
  • Documento de identidade com foto do representante legal;
  • CPF da criança com autismo; 
  • Documento de identidade com foto da criança com autismo; 
  • CPF de todos os residentes da casa;
  • Cadastro único, CadÚnico, atualizado.
  • Laudo médico que comprove o TEA;
  • Comprovante de residência atualizado, como contas de água, luz, telefone ou internet.

BPC autismo documentos complementares:

Em relação à solicitação de documentos, pode ser que no processo o INSS peça algumas complementações, nesse caso quanto mais documentação reunida melhor, alguns exemplos desses são:

  • Comprovativos de despesas com o TEA, como gastos com medicamentos, terapias, locomoção, cuidadores, etc.;
  • Exames complementares; 
  • Histórico escolar que comprove dificuldade ou necessidade de auxílio; 
  • Certidão de casamento ou documento que comprove união estável no núcleo familiar que mora com a criança;
  • Carteira de trabalho.

BPC autismo etapas do processo:

As etapas do processo de solicitação do PBC para pessoas com autismo são: pedido do benefício, agendamentos presenciais: entrevista social e perícia médica e reposta. 

Etapa 1: pedido do benefício. 

A primeira etapa do processo é pedir o benefício junto ao INSS, conforme explicado acima, há mais de uma maneira de realizar essa solicitação.

A primeira etapa pode ser realizada via telefone ou online, mas a segunda será obrigatoriamente física

Etapa 2: agendamentos presenciais.  

Serão dois agendamentos presenciais nos quais deverão comparecer o responsável legal e a criança com TEA, com todos os documentos solicitados em mãos.

A primeira entrevista é uma avaliação social, para entender as condições financeiras da família, apesar disso, esteja preparado para responder às questões mais gerais também, leve junto os documentos médicos. 

A segunda entrevista é a perícia médica, leve tudo que conseguir reunir que comprove a necessidade de apoio a criança, laudos, prontuários, receitas médicas e histórico escolar.

Etapa 3: aguardar a resposta.

O período de análise é normalmente de 45 a 90 dias, porém é comum acontecerem atrasos, caso aconteça no seu processo é importante o auxílio de um advogado para entender como prosseguir. 

Em muitos casos há uma etapa extra: recorrer à negativa. É possível o pedido ser indeferido, ou seja, negado, mesmo que a família tenha o direito, seja por um cálculo errado do INSS ou uma avaliação errônea da condição da criança. 

Nesses casos o ideal é ajuizar uma ação de pedido de reversão do indeferimento, assim o novo processo irá ocorrer via Justiça Federal, com a participação de um juiz e não via INSS. 

A grande maioria dos pedidos de reversão são concedidos, nessa via você precisará de representação legal, entenda mais sobre o que fazer se o BPC for negado aqui. 

Advogado especialista em BPC/LOAS para crianças com autismo

A Pereira Braga Advogados Associados é uma advocacia especialista em BPC para pessoas com autismo, estamos há anos auxiliando famílias em todo o Brasil a terem seus direitos garantidos. 

Nosso processo é online, simples e seguro, você pode conferir as avaliações deixadas por nossos clientes em plataformas na internet, como o Google. Precisa de ajuda no seu processo? Fale com nossa equipe

Fontes:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742compilado.htm

Ficou com alguma duvida?

Fale agora mesmo com um especialista

Compartilhe
Dr. Renan Pereira Braga
Dr. Renan Pereira Braga

Advogado – Formado pela PUCPR e Especialista em Direito Previdenciário pela Escola de Magistratura do Paraná – Fundador e CEO do Pereira Braga Advogados – Com atuação em todos os Estados do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *